top of page
Buscar
  • Foto do escritorVICENT SURFBOARDS

VOLUME / LITRAGEM

Atualizado: 12 de mar. de 2023



VOLUME / LITRAGEM




Essa nomenclatura entre os surfistas está na moda. Há cerca de 10 anos atrás não se ouvia falar em litragem da prancha. Esse termo começou a ganhar força com a popularização dos softwares 3D e máquinas de fazer pranchas, já que com eles é possível saber a medida exata do volume da prancha.

Volume em geral é medido em metros cúbicos(m³), porém em pranchas essa medição é feita em litros(l). De modo geral a litragem da prancha nada mais é que seu volume e esse volume tem efeito direto na flutuação da prancha. Quanto maior o volume (litragem), maior a flutuação da prancha.

Pranchas comuns possuem uma média de 18 a 30 litros de volume, um longboard vai de 75 a 90 litros e os SUP’s que em geral precisam de mais flutuação podem chegar a 300 litros. Porém, para achar a litragem perfeita para sua prancha vai depender de certas variáveis como tudo no surf.


Vamos a um exemplo: Um surfista utiliza uma prancha 5’11” com 27 litros de volume e acha que a flutuação da prancha está perfeita, porém agora ele vai surfar em condições de ondas maiores e precisa de uma prancha 6’2”. Então, nesse caso a litragem da prancha também terá que subir para poder igualar a mesma flutuação da prancha anterior, talvez para 29 ou 30 litros.

Surfistas mais pesados e iniciantes precisam de pranchas como mais flutuação, logo precisam de mais litragem e essa litragem vai depender do tamanho, peso e habilidade do surfista. Como você pode ter uma ideia na tabela a seguir:



DISTRIBUIÇÃO DO VOLUME

Essa tabela pode te dar uma noção da litragem que mais se adequa ao seu surf.

Depois de saber pra que serve a litragem, vamos entender como esse volume se distribui nas partes da prancha. Cada surfista tem uma característica diferente isso vai alterar muito a distribuição do volume na prancha.


Peso / Força no pé de trás



Caso o surfista coloque muita força no pé de trás, a rabeta tem que ser mais reforçada de volume. Geralmente essa distribuição é para surfistas de grandes habilidades em suas manobras. Dessa forma retira o volume do bico, sacrificando um pouco a remada, mas deixando mais solto para as manobras.


Peso / Força no pé da frente




A prancha deverá ter um distribuição do volume mais equilibrada da rabeta ao bico. Pouco volume na parte da frente fará com que a prancha enterre a borda nas manobras já que o surfista coloca muita força na parte da frente. Muito volume deixará a prancha sem sensibilidade, retirando a manobrabilidade.


Peso / Força equilibrados




A prancha terá um distribuição mais equilibrada de volume.


E aí? Curtiu? Espero que tenha ajudado a você conhecer melhor sua prancha e ter tirado algumas dúvidas. Se você quiser se aprofundar ainda mais nesse mundo de como é uma prancha de surf temos ainda matérias específicas sobre quantas quilhas usar ,sobre geometria das quilhas e uma matéria específica sobre rabetas.



78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page