top of page
Buscar
  • Foto do escritorVICENT SURFBOARDS

MODELOS DE RABETA E SUAS FUNÇÕES


RABETAS


A rabeta é a parte que mais tem contato com a água sendo assim, o detalhe mais sensível da prancha. Devido a esse fator os testes com rabetas diferentes são tão frequentes, deixando um leque de possibilidades gigantes. Vamos mencionar as quatro principiais formatos delas aqui.


Pin tail


É uma rabeta mais segura que direciona mais a prancha. Muito utilizada em pranchas para ondas grandes.







Squash tail


É a rabeta mais versátil que existe. Com ligeiras modificações ela pode se adaptar a quase todo tipo de condições de mar e de pranchas. Sendo assim, é a rabeta mais utilizada nos dias atuais.




Swallow tail


É a rabeta que permite maior quebra de linha da onda, ou seja, mais manobrável. Com a perda de volume da retirada do V formando as duas pontas da rabeta, a prancha fica muito mais solta. Ideal para ondas pequenas e cheias.



Wings


Os wings não são propriamente uma forma de rabeta. Eles são utilizadas para ajustar o outline do meio da prancha com a rabeta em pranchas pequenas e largas. Essa quebra no outline permite um estreitamento mais brusco do meio para a rabeta, deixando a prancha com menos volume e com isso ficando mais solta. Muito utilizado em prancha com rabetas Swallow.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page