top of page
Buscar
  • Foto do escritorVICENT SURFBOARDS

MODELOS DE OUTLINE

Atualizado: 7 de mai. de 2023


OUTLINE


O outline é o formato da prancha, é a linha que define o formato ou o contorno da prancha, como se estivesse vendo a prancha de frente. Esse contorno é formado por 3 partes: Largura do bico, posição do wide point e largura da rabeta.




LARGURA DO BICO




O fator “largura do bico” influenciará nos arcos feitos pelo surfista. Quanto maior a largura no bico, a prancha precisará de mais espaço para inverter a direção da prancha, deixando os arcos maiores, quanto menor a largura do bico, o efeito é inverso. Outro fator que a largura do bico influencia é na hora de furar a onda, já que quanto mais largo o bico maior será o volume e flutuação, obrigando o surfista a colocar mais força para afundar a prancha.



POSIÇÃO DO WIDE POINT





As diferenças das posições dos wide points podem parece imperceptíveis, mas a diferença no surf é grande. O wide point é o ponto de largura máxima da prancha, mas nem sempre esse ponto fica no meio da prancha. Ele pode variar até 3” para frente do centro da prancha, no centro da prancha ou 3” para trás da prancha em direção a rabeta.


1 - Wide point a frente a prancha fica menos solta e as manobras ficam mais abertas. Surfistas que colocam muito peso no pé da frente se adaptam bem a esse tipo modelo, já que a flutuação na parte da frente aumenta, dificultando que a prancha enterre a borda nas manobras. Essa característica também é muito comum em pranchas para ondas pequenas e modelos fish já que ajuda a dar mais drive.

2 - Wide point no centro há um equilíbrio entre manobra e drive.

3 - Wide point atrás as trocas de borda ficam mais rápidas e deixam as manobras mais suaves.

Surfistas que colocam muita pressão no pé de trás se adaptam melhor a esse tipo de modelo, já que a parte de trás da prancha terá mais volume e ficará mais difícil da prancha desgarrar na manobra devido a força impressa no pé de trás. Claro que para evitar que a rabeta desgarre, vai depender de outros fatores também, como as quilhas e formato de rabeta.


LARGURA DA RABETA


Quanto mais larga for a rabeta menor vai ser a sensibilidade já que a rabeta terá mais volume e força para conseguir o arrasto dela será maior. Quanto menor a largura da rabeta, maior a sensibilidade, fazendo a rabeta desgarrar mais facilmente.


MODELOS BÁSICOS DE OUTLINES


Curvo



O bico e a rabeta são estreitos, deixando o outline com um ângulo de curvatura maior. Essa configuração deixa a prancha mais solta. Porém, ela perde em projeção deixando a prancha mais lenta. Mais adaptável a surfista de nível intermediário a avançado.


Largo



O bico e a rabeta são mais largos, aumentando o contato com água, consequentemente deixando a prancha mais estável, porém com repostas mais lentas. Muito utilizado em pranchas para ondas pequenas e surfista mais pesados já que a flutuação dela é maior.


Paralelo



O bico e a rabeta são proporcionalmente largos, ficando próximo da medida do meio da prancha. A prancha fica menos solta, mas ganha mais velocidade e projeção. Ideal pra ondas mais tubulares rápidas.


Estreito



Com esse formato a prancha perde volume e fica mais sensível, facilitando a troca de borda.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page