top of page
Buscar
  • Foto do escritorVICENT SURFBOARDS

MODELOS DE BORDA





A borda é a parte que corta a onda, sendo responsável pelas viradas nas manobras e pela quantidade de água que sobe na prancha. Em geral uma borda mais grossa evita que a água suba para o deck da prancha, ou seja, a prancha fica mais na superfície da água (maior flutuação). Um borda mais fina penetra mais na água e dá uma maior sensibilidade a prancha.


As bordas podem variar da rabeta até o bico, mas quando falamos dos tipos de borda, em geral nos referimos a parte do meio da prancha nesse caso as bordas mais comuns são:

BORDA 50 x 50




Borda com uma transição mais intermediária, muito utilizada em longboards e pranchas para iniciantes devido a sua boa flutuação. Sua curvatura mais suave deixa a prancha mais “macia” e boa flutuação garante uma remada mais fácil.

BORDA MÉDIA





Borda mais utilizada em pranchas menores para executar manobras de quebras de linhas na onda. Essa é a borda ideal para ondas menores e para o surf progressivo, equilibrando flutuação e velocidade na troca de borda.

BORDA BAIXA OU FACA





Com menos volume na borda e com o fundo mais reto, esse tipo de borda penetra mais na onda dando maior velocidade e direcionamento ao surfista. Ideal para ondas tubulares que precisam de velocidade, porém a menor flutuação retira um pouco o poder de remada da prancha.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page